sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

uma música no ar...

Já tinha pensado em escrever umas palavras sobre este tema, mas após ter recebido um email, em formato reply all (uma das funções mais mal-usadas e anti-produtivas que conheço, chatos pá, respondam só a quem têm que responder e pronto, pensem bem se aos outros lhe interessa receber os vossos emails ou não, ok?), deu-se um clique (ou click, como preferirem) e tinha mesmo de ser, de hoje não passa. O que raio se passa na cabeça destas pessoas todas que andam há para aí uns 2, quiçá 3 anos numa onda revivalista dos anos 80? Eu confesso que de início a coisa até pareceu gira, um revivalismo aqui e ali não é mau de todo, mas lá está é uma onda, vem embrulha-nos um bocado, e desfaz-se na areia. Mas esta cena dos 80's teima em não se desfazer na areia. Teimam em organizar festas com música dos anos 80, pessoas que se calhar nessa altura ainda andavam na escola e nem saíam à noite! O que é deveras assustador, dado que esta é bem capaz de ter sido a década mais fraca da História da Música. E não satisfeitos com isso, a selecção musical nem sequer passa pelas poucas coisas boas que se fizeram nessa altura, tais como Joy Division, R.E.M., Talking Heads, Pixies, Sonic Youth. Não. O que o pessoal curte é a Bonnie Tyler. Os Duran Duran. Os Abba (que, bem vistas as coisas, nem sequer são dos 80's...). Os Wham. Cindy Lauper. Chega inclusivé a tocar músicas de séries e desenhos animados, Dartacão e afins! Digam-me, a sério, se estou a ser muito mauzinho quando digo que isto é de uma falta de gosto monumental. As pessoas não vão para ouvir música, vão para poderem cantar as músicas que conhecem de cor porque já ouviram 1237463258 vezes, e o facto de estar ali faz com que ninguém as ouça. Para obter o sentimento de nostalgia, de passado. "Aqueles tempos é que eram!" E depois, nem sequer sabem o que se passa agora, que música se faz hoje em dia, a não ser claro, a música anual lançada pelos Black Eyed Peas. Não andam para a frente, não evoluem, não vêem que perdem o comboio e depois nunca mais o apanham, vão estar no carro e os filhos vão virar-se para eles e dizer "Oh mãe, será que dá para não ouvirmos os Abba, agora? É que já estamos um bocadinho fartos de ser sempre a mesma cantiga...". Ah, é verdade, o email que despoletou a coisa. Pois bem passo a transcrever a frase mais marcante do email:

"Bem, como sabem convidarem-me para a Comuna com música dos anos 80 é tão impossível não ir como rejeitar um beijo do Brad Pitt!"

A modos que é isto que se passa por aí. Chega pessoal. Let's move on.

3 comentários:

  1. LOL Muito, muito, muito bom! :D Devo dizer-te que soltei gargalhadas ao ler o teu post! :p

    beijinhos e até logo! eh eh

    ResponderEliminar
  2. lolllllllllllllll

    bestial!
    tás a ver.. é por isso que o lux é o que é!!! tem músicas do presente!

    muito bom!
    (vá mas confesso que tb sou um bocado revivalista.. não necessariamente dos 80's mas de muita coisa boa que ja se fez no passado!)

    ResponderEliminar
  3. As pessoas não vão às festas para ouvir música, mas para se divertirem, e do conceito de diversão, entre outras coisas, também faz parte cantar músicas que se sabem de cor. E porque não lembrar os genéricos dos desenhos animados que fizeram parte da nossa infância?! De facto, os 80's viraram moda, e um dia a moda vai acabar, mas até lá deixemos as pessoas divertirem-se com as coisas simples, que lhes alegram as vidas cinzentas que enfrentam no dia-à-dia.

    ResponderEliminar