segunda-feira, 14 de março de 2011

um olhar...

Acabei de ver esta notícia no Público:

Os campos de golfe deverão voltar a ser tributados à taxa reduzida de IVA, de seis por cento, em vez dos 23 por cento que estavam a ser aplicados desde o início do ano, no quadro do Orçamento do Estado (OE) para 2011, revelou o Negócios.

 E não pude deixar de vir para aqui partilhar o meu estarrecimento para com a mesma. Que sentido económico é que isto faz? Porque é que o golfe é privilegiado face a todos os outros desportos que se praticam em Portugal? Até me deu curiosidade e fui descobrir qual o número de praticantes desse desporto no nosso país - 18 mil. Admito que é um número superior ao que pensava inicialmente, e serve para fundamentar a minha teoria que ainda há mesmo muito dinheiro neste país, está é cada vez mais na mãos de uns poucos. Enquanto países como o Brasil usam o seu crescimento para aumentar a classe média, aqui em Portugal faz-se o processo inverso, e a meu ver há uma vontade clara de direccionar o nosso país para um local de muito ricos e muito pobres. O fosso aumenta a cada dia e isto não é uma questão de partidos, é mesmo a forma de estar de quem governa - cedendo aos lobbies dos poderosos. Sinceramente, política mais influenciada por lobbies que esta é impossível. Segundo a própria notícia, "O Governo elegeu o turismo/golfe como uma das prioridades da estratégia de recuperação da economia nacional". Cheira-me que o governo já está mesmo a ver que não se aguenta muito mais no poder e como tal já está em modo assegurar jobs for the boys no BES. Incrível.  

1 comentário: