..sobre o mais recente visionamento no cinema - "Up", de Pete Docter. O sentimento que tenho é o de mais uma moeda, mais uma maravilha que nos é dada pela Pixar, na senda dos anteriores êxitos (e quando digo êxitos não é uma referência ao sucesso ou insucesso comercial, mas sim ao sucesso obtido na minha pessoa) "Wall-E", "Ratatouille" e, claro, "Toy Story". E saí do cinema a pensar que, actualmente, o cinema de animação não pode mesmo ser visto como destinado apenas para crianças, uma vez que é muito mais adulto, sincero e humano que a maioria dos filmes que o cinema americano insiste em espalhar por aí e que proliferam nos centros comerciais.
Não vou fazer uma crítica/apreciação ao filme como se estivesse a escrever para um jornal, a apresentá-lo, se quiserem saber a estória, vão ao site do Público ou assim. Vou apenas adiantar-vos que a sequência inicial é uma maravilha como há muito não via no cinema, de uma beleza e intensidade indescritível, que nos deixa com um sorriso e com lágrimas nos olhos ao mesmo tempo. Que me lembrei de um "Indiana Jones e a Caveira de Cristal" e pensar que isto é que é a aventura e emoção que esperávamos. Que é um filme que mexe com temas como nostalgia, amor, relação entre pais e filhos, preocupação com o ambiente e a natureza animal, com uma simplicidade desconcertante. Que mexe com o nosso imaginário, com a ideia do voar. Que vale bem a pena ser visto.
Segui o teu conselho e fui ontem ver o UP. Por imensa curiosidade acabei por ir ver a versão 3D (que é dobrada em português). Talvez perca um pouco para versão original, pois nem sempre as palvras da dobragem coincidem com o movimento da boca dos "bonecos"(assumo que na versão original esteja quase perfeito), mas no final não me arrependi da opção, pois mesmo tendo que usar uns óculos que fazem lembrar uns RayBan da década de sessenta, o filme a 3D é fantástico.
ResponderEliminarRealmente é um filme excelente para adultos e talvez também para crianças. Tem uma 1º parte muito sentimental, que nos faz pensar um pouco. Definitivamente estes filmes de "bonecos animados" estão cada vez melhores em todos os aspectos e facilmente roubam expectadores ao lixo de filmes com perseguições, tiros, explosões e efeitos especiais em excesso, onde o conteúdo é inexistente.
tb já vi!!! é espectacular!
ResponderEliminare é incrivel como as animações conseguem retratar com tanta transparência os afectos, o lado mais ternurento da vida, os valores éticos mais importantes (ou dos mais importantes como a lealdade, a coragem e a amizade)... é de levar às lágrimas.. tanto pelos momentos tristes como pelos mais felizes... que grande filme!