Esta pergunta tem andado a ecoar na minha cabeça, portanto vou lançá-la às feras:
Será que as pessoas realmente conseguem mudar a sua maneira de ser (se assim o entenderem)? Ou as mudanças serão apenas temporárias, estilo uma nova camada de verniz que pode estalar a qualquer momento? Vou lançar um inquérito sobre isto, aproveitando a nova ferramente do blogger (está na barra do lado direito). Respondam e depois acrescentem algo através dos comentários, com base nas vossas vivências!
No teu inquérito respondi "outra resposta" pq não concordo inteiramente com nenhuma das opções.
ResponderEliminarNo meu ponto de vista a personalidade das pessoas é moldada ao longo da vida.
Há coisas que nascem connosco, mas até essas tiveram origem num processo de mudança constante que foi a vida dos nossos progenitores.
Para mim, o que a vida tem de mais aliciante e brilhante é precisamente nós hoje podermos ser uma pessoa e amanhã outra que nos apetecer.
É evidente que acabo por ter opiniões formadas sobre isto ou sobre aquilo, mas isso não faz com que, por vezes, me comporte de forma diferente se assim o entender no momento.
Eu acredito que as pessoas mudam se quiserem. O problema (ou não) é que há muitas pessoas que não querem/gostam de mudar. Será isso mau?
xleen
Ainda só tenho 3 respostas, portanto vamos esperar pelo fim do prazo... Mas sim, posso concordar contigo na medida em que se pode mudar apenas alguns aspectos e não outros. A grande questão é que às vezes as pessoas fazem um esforço para mudar algo que não gostam, mas é mais forte que a vontade, e acaba por vir ao de cima a verdadeira personalidade...
ResponderEliminarMudança...grande tema sr. Alex!...na realidade penso que toda a nossa vida é feita de mudanças...crescer é mudar (nem sempre para melhor)!...e isso é bom, quer dizer que evoluis, que não permaneces estagnada(o) ao longo do tempo...para além disso, as circunstâncias em que te encontras, as vivências que vais adquirindo ao longo do tempo, vão-te transformando!...mas há um ponto essencial, tu mudas por ti próprio, nunca o deverás fazer por ninguém (aí sim, as mudanças são apenas temporárias)!...Beijo,Ana
ResponderEliminar