Durante este fim de semana grande que passou tive um debate com alguns amigos sobre os Ídolos, ao descobrir, surpreendido, que eles seguiam o programa. Nem a propósito, volto ao escritório e consequentemente ao computador e deparo-me com um post do Bruno Carvalho no 5dias sobre o mesmo tema. O post até nem é nada de especial, contém até algumas parvoíces (Nirvana e Smashing Pumpkins não são comerciais?) mas quero retirar apenas a que é, para mim, a frase-chave sobre o programa :
"O objectivo não é promover bons músicos. O objectivo é promover o espectáculo vazio e comercial que dá todos os domingos na SIC.".
É que esta é que é a grande verdade por detrás disto tudo, quem se lembrou de criar este programa teve por base o mesmo objectivo do gajo que criou o Big Brother ou a Secret Story (outro programa que nem sabia que existia até este fim de semana) ou outro que eles se põem a dançar - vender, vender, vender, sem a mínima preocupação quer com a audiência que come aquilo, quer com os próprios concorrentes que se apresentam e vêem nisto uma via verde para o sucesso. Alguém tem de dizer ao concorrentes que existem várias vias normais se querem ser músicos e carecem de trabalho, muito trabalho. Ou estão dispostos a isso ou nunca lá chegarão. E alguém tem que dizer à audiência que se querem ver música a sério vão a concertos, não fiquem em casa a olhar para a televisão. Procurem pelas coisas e não aceitem aquilo que um qualquer gajo vos dá.
Sem comentários:
Enviar um comentário