Apanhei recentemente na RTP um programa chamado "Próxima Paragem", que ao que vim a descobrir depois, é composto por 5 episódios e pretende mostrar profissões que obrigam as pessoas a constantes deslocações pelo país fora.
O programa que vi era sobre um senhor chamado António Feliciano, também chamado por muitos de Vendedor de Sonhos devido à grande paixão da sua vida - levar o cinema a locais onde o cinema não existe. Fiquei impressionado pela devoção deste homem a esta causa, a este espalhar de magia. Pelas palavras dele ao descrever a sua vida ao longo de anos e anos (serão já cerca de 40), espelhados por um trabalho de escritório durante a semana e um intenso fim de semana que começava 6ª feira por volta das 17h, quando arrancava de Lisboa, fazendo ainda nessa noite uma sessão num qualquer local longíquo, e depois mais 3 sessões ao sábado e 3 ao domingo, cada uma delas em locais diferentes, só retornando a Lisboa por volta das 3h da manhã, para trabalhar às 9h no dia seguinte. Uma maravilha haver assim pessoas como esta, com a generosidade de ter como objectivo levar arte a pessoas que normalmente a ela não teriam acesso. Abdicando naturalmente de muito da sua vida própria, como é fácil de ver.
Numa altura em que existe alguma incerteza quanto ao rumo a tomar no futuro, esta estória tocou-me bastante, pela vontade de procurar algo assim, algo de entusiasmante. Perdido que estou no meio desta encruzilhada, duas opções se colocam para o rumo a tomar. Uma seta diz "Arranja um trabalho que não seja mais que isso, um trabalho das 9 às 5 que permita ter qualidade de vida, aproveitando o pós-laboral e tempo para férias". A outra, que aponta para a direcção oposta diz "Find a job you love and you'll never have to work a day in your life", mas que acarreta condicionantes de tempo, disponibilidade a tempo inteiro. Now what?
Excelente sem dúvida! I say go for what u love... Abraço
ResponderEliminarFantástica questão!
ResponderEliminarEnquanto tiveres "tempo" procura a 2ª hipótese!!! ;-)
Ou então vais atrás da primeira, mas sempre de olho na 2ª- :D
Debato-me com esta questão diariamente e está a chegar também para mim a altura de decisão...prometo degladiar-me pela segunda opção, "queimar" horas do teu precioso dia não é opção..."hope you'll find your way"!
ResponderEliminarP
Este post merece uma conversa pessoal, cara a cara!
ResponderEliminar