sexta-feira, 16 de julho de 2010

um olhar...

... sobre um dos sons mais importantes de todos - o som do silêncio. Tenho tido cada vez mais momentos em que dou por mim a pensar como era bom haver silêncio aqui e agora. A sentir-me mesmo angustiado por falta de silêncio. Sinto que o meu direito ao silêncio está constantemente a ser quebrado por outras pessoas que gostam de se ouvir, de comentar, pessoas que sentem necessidade de dizer qualquer coisa só por dizer. E isto acontece em vários locais, em cinemas (onde é realmente mais desconfortável uma vez que falamos de quebrar regras de boa educação e que interfere directamente com a absorção do filme de cada um), mas também num concerto de música ou perante uma bonita paisagem que se nos coloca à frente. Às vezes pergunto-me se essas pessoas estão realmente a absorver o que está a acontecer porque me parecem mais preocupadas em dizer aos outros o que pensam do que realmente pensar. Há que dar tempo para absorver, com os 5 sentidos, única forma de se entranhar as coisas e poder depois pensar sobre o assunto. Só então se pode dar o passo seguinte - o partilhar opiniões, assegurando que os outros também já fizeram esse mesmo exercício e estão interessados nessa troca de opiniões. Porque este também é outro ponto importante - será que as outras pessoas querem saber a minha opinião? Isto parece-me uma pergunta que todos se devem fazer antes de começar a disparar Eu acho ques a torto e a direito. Há coisas que só são para partilhar com uma pessoas, duas máximo. E outras que nem isso. Isto será tão difícil de entender?
Não deixa de ser engraçado que o que vejo acontecer é exactamente o oposto - cada vez mais as pessoas querem é partilhar tudo o que estão a fazer, e para isso criaram as 2 maravilhas twitter e facebook para isso mesmo, para gritar Eu acho ques para todos ouvirem. Sem filtro, atiram para ali toda a merda que lhes vai na cabeça e como se isso não chegasse, permite ainda a outros darem a sua opinião por cima.
Sinto-me a andar em contra-mão. Mas seguirei a minha direcção.  

1 comentário:

  1. Longe de estar a dar a minha opinião, quero apenas dizer que ainda bem que li isto... Para facilitar a convivência diária vou tentar lembrar-me: "mouths shut"; e não só à segunda-feira! ;-)

    ResponderEliminar