terça-feira, 14 de julho de 2009

uma música no ar...

O momento de cortar a pulseira de um festival. O sentir que já se passou. O arrumar numa gaveta de um pedaço de pano que arrasta consigo todas as vivências inerentes a esse momento é sempre muito difícil. Mas que se faz com um sorriso, quando nos sentimos recompensados e revigorados pela energia que as bandas, e todo o ambiente de festival nos entrega.

O Optimus Alive!09 não foi excepção. Estive na dúvida até ao fim se iria, principalmente por sentir muito entusiasmo com 5/6 bandas e não saber se isso é suficiente para se aproveitar bem um festival, até porque nos anos anteriores tinhamos tido cartazes maravilhosos no SBSR (2007) e Optimus (2008). Mas enfim, um festival é um festival. E lá fui. E de lá saí com um sorriso e o sentimento que outra opção não faria sentido.

Não quero fazer aqui um texto enorme de análise, vou apenas dizer umas palavras sobre os concertos que vi e deixar algumas fotos (só do último dia, único em que levei máquina, mas já deixei neste post direcções para verem mais), repartindo a análise em 3 posts, um para cada dia do festival.

Dia 1 - 9 Julho

Air Traffic - Conhecia pouco ou nada desta banda, não adicionaram muito mas serviu de bom aquecimento para o que aí vinha no resto da noite.

TV on the Radio - Muito bom! Não tinha ficado com boa impressão do concerto no SBSR07, mas desta vez, e apostando muito no recente álbum "Dear Science" conquistaram-me facilmente. Muita energia em palco, especialmente do vocalista Tunde Adebimpe, qualidade musical. Eles são especiais por não terem um estilo onde se encaixam, conseguem conjugar muito bem diferentes estilos o que a mim me atrai bastante. E aquele "Wolf Like Me" tem uma força bruta única!

Klaxons - Intenso! Mesmo não tendo novo trabalho desde "Myths of the Near Future" já de 2007, é um álbum que só por si permite fazer uma festa! Mostraram ao que vieram ao abrir logo com "Atlantis to Interzone", uma das suas músicas mais dançáveis e animadas e logo agarraram o público que estava ali para dançar. E dançou-se muito! Puxaram todos os seus trunfos, "Golden Skanks", "Magick", "Gravity's Rainbow" e marcaram esta edição do Optimus Alive!

Metallica - Mudança radical de ambiente, da tenda Super Bock para o antro dos metaleiros. Mas que valeu muito a pena, Metallica é uma banda que marcou o meu crescimento musical e após terem vindo cá 2 anos consecutivos em que os deixei passar, desta vez não deixaria tal acontecer. Excelente energia para com o público, nota-se que se sentem em casa no meio dos seus fãs em Portugal e deram um grande concerto, um excelente alinhamento equilibrando músicas do recente "Death Magnetic" com os clássicos de sempre, sendo para mim o ponto alto "One" com muita pirotecnia à mistura.
(Parte 1/3)

Sem comentários:

Enviar um comentário