O pensamento
- Há muito tempo que não faço uma análise crítica a um filme no blog
assolou-me.
Partindo daqui fui então procurar e percebi que há 3 meses que não coloco aqui nada sobre um filme novo (novo para mim, claro...) que tenha visto! Impressionante! Assumo que com férias o ritmo cinéfilo abranda um pouco, mas mesmo assim nestes 3 meses vi filmes históricos e espectaculares e que não houve aqui a devida referência. Assim sendo e numa tentativa de recuperar os que me faltam, vou listar os que me ficaram na retina e fazer uma mini-análise. Cá vai:
- Mortea domlui Lazarescu (A Morte do Sr. Lazarescu) - Criti Puiu - O primeiro filme a criar burburinho à volta de uma nova onda do cinema romeno, este foi o vencedor do IndieLisboa 2006. É só imaginar precisarem de ir a um hospital romeno de urgência que de certeza irão perceber o drama que poderá ser. E este é um drama da vida real do Sr. Lazarescu, muito bem filmado, sempre de câmara na mão, transmitindo uma maior realidade a cada cena e às dificuldades notórias que o Sr Lazarescu vai sentindo com o passar do tempo... Muito bom!
- California Dreamin' - Cristian Nemescu - Excelente filme visto aproveitando o ciclo de cinema do Nimas (que por acaso está a acabar, mas ainda com algumas pérolas por passar - a ver aqui). Mais um vindo desta vaga de (bom) cinema romeno, desta feita contanto uma história passada por altura da guerra da Jugoslávia, nos quais soldados americanos levam de comboio para a fronteira material para o esforço de guerra, sendo impedidos por um chefe de estação imbuído de um espírito anti-americano, e dificultando ao máximo a passagem dos mesmos. A adicionar um presidente de Câmara com vontade de aproveitar a presença dos americanos na aldeia, locais cheios de vontade de sair desta aldeia perdida no meio do país e está montado o plot para algumas cenas surreais e alguns excelentes toques cinéfilos.
- North by Northwest (Intriga Internacional) - Alfred Hitchcock - Clássico do cinema, com imagens que fazem parte da história da 7ª arte como a do avião a tentar acertar no espião que não era espião e as que se passam no Monte Rushmore. Um thriller de espiões com o dedo único de Hitch melhor que muitos que aparecem nos cinemas hoje em dia...
- The Graduate (A Primeira Noite) - Mike Nichols - Mais um clássico. A banda sonora, imortalizada por Simon & Garfunkel, o plot muito bem desenvolvido contam a estória que penso todos conhecem do jovem licenciado (Dustin Hoffman) que não sabe o que fazer da vida e é apanhado pela experiência de uma mulher mais velha... Bem, não vou continuar, se não viram têm de o procurar porque vale muito a pena nem que seja só por cultura cinéfila! Não querendo fazer publicidade, uma loja bem conhecida começada em F, acabada em C e com NA no meio está a despachar o seu stock a preços digamos que interessantes...
- Per un pugni de dollari (Por um Punhado de Dólares) e Per qualche dollaro in piú (Por Mais um Punhado de Dólares) - Sergio Leone - O primeiro na Cinemateca e o segundo alugado, e agora fica a faltar o terceiro e último capítulo da trilogia dos dólares que está preparado para entrar em cena a qualquer momento. Absolutamente fantástico Clint Eastwood e a prova provada que Sergio Leone influenciou muitos cineastas que aí andam, principalmente o Tarantino, com os seus close-ups, passando para o espectador tudo o que vai na mente das personagens. Clássicos western spaghetti!
- Manhattan Murder Mystery (O Misterioso Assassino de Manhattan) - Woody Allen em grande estilo, no seu papel de marido neurótico com uma regressada Diane Keaton. É difícíl dizer muito sobre Woody Allen, porque é tão maravilhoso que não dá para distinguir um filme. É ver todos!
- Y tu mama también (E a Tua Mãe Também) - Alfonso Cuarón - Nice road movie, que conta a história de dois adolescentes que encontram uma companheira mais velha para fazer uma viagem com destino a um Paraíso inventado por ambos para a seduzir, mas que acaba por gerar intrigas entre eles. É engraçado, Cuarón conseguiu fazer um filme estimulante a partir de uma história que nada tem de novo.
- The Savages - Tamara Jenkins - Um drama familiar muito bem retratado, pela intensidade que dá a cada personagem num momento crucial das suas vidas - lidar com incapacidade dos pais de viverem por si. Tá fresquinho no clube de vídeo e vale a pena!
- Ônibus 174 - José Padilha - Documentário sobre um sequestro a um autocarro que aconteceu no Rio de Janeiro em 2001, e que foi possível seguir em directo pelas televisões no país. É nos contada a história da vida de Sandro, o sequestrador, bem como as perspectivas da Polícia e de outros envolvidos no caso. No fundo trata-se de uma demonstração cabal de como o sistema social está falido no Brasil (e não é o único) está falido e tão cedo não se compõe... Muito duro este choque de realidade, mas que todos deveriam ver. Excelente documentário.
Aconselho ver todos, mesmo sabendo que arranjar estes filmes não é tão fácil como isso... Por acaso é interessante que realmente o processo de selecção de filmes tem funcionado muito bem, já praticamente não vejo filmes sem uma qualidade mínima aceitável! É que o cinema tem tantas coisas maravilhosas, mas também outras tantas que são mero lixo, que por vezes se torna dificíl separar...
Enjoy!
Já saquei, ups... comprei!, a Mortea domlui Lazarescu mas ainda não tive oprotunidade de o ver.
ResponderEliminarDe qq forma já conheço na pele o que é passar uma noite num hospital romeno!
Vou ver o filme e depois revelo se o autor é ou não verdadeiro!