1. "The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford" by Andrew Dominik
Muito bom filme! Andrew Dominik foi claramente um bom aprendiz do mestre Terence Mallick e está lá o toque maravilhoso das paisagens, da narração, do mergulho na mente das personagens, buscando o que os move, o que mexe com eles, as razões para os seus comportamentos. O título conta a história, mas o filme é muito mais que um simples assassinato. É a evolução das peças principais (Jesse James - herói e criminoso procurado ao mesmo tempo - e Robert Ford - aspirante a ladrão) até ao choque e também o depois, seguindo Ford numa tortuosa existência após o acto traidor de matar o seu herói pelas costas.
Várias imagens de sonho, que alimentam a nossa imaginação, os cenários de neve, o assalto ao comboio, tudo maravilhoso. Very nice!
2. "Paranoid Park" by Gus Van Sant
Mais um bom filme. O Gus Van Sant não é um realizador consensual e eu já vi bom, assim assim e medíocre da parte dele . Mas este é muito bom (ou a forma de ver as coisas também poderá já ser diferente). A forma de filmar é excelente, com flashbacks, sem uma linha cronológica. Com boas imagens, mudanças de câmara de 35mm para super8, a ilustrarem bem os sentimentos por trás da cara. E se pensarmos que são actores amadores, a coisa ainda ganha mais dimensão. E não vou acrescentar nada sobre a história do filme, que é mais giro ver sem saber (mas se quiserem mesmo muito saber, aqui fica o link para uma boa crónica)
Enjoy!
Sem comentários:
Enviar um comentário