quarta-feira, 28 de maio de 2008

um olhar...

E como já há algum tempo que não se falava aqui de filmes, venho falar agora de dois de uma vez só!

1. "The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford" by Andrew Dominik

Muito bom filme! Andrew Dominik foi claramente um bom aprendiz do mestre Terence Mallick e está lá o toque maravilhoso das paisagens, da narração, do mergulho na mente das personagens, buscando o que os move, o que mexe com eles, as razões para os seus comportamentos. O título conta a história, mas o filme é muito mais que um simples assassinato. É a evolução das peças principais (Jesse James - herói e criminoso procurado ao mesmo tempo - e Robert Ford - aspirante a ladrão) até ao choque e também o depois, seguindo Ford numa tortuosa existência após o acto traidor de matar o seu herói pelas costas.

Várias imagens de sonho, que alimentam a nossa imaginação, os cenários de neve, o assalto ao comboio, tudo maravilhoso. Very nice!

2. "Paranoid Park" by Gus Van Sant

Mais um bom filme. O Gus Van Sant não é um realizador consensual e eu já vi bom, assim assim e medíocre da parte dele . Mas este é muito bom (ou a forma de ver as coisas também poderá já ser diferente). A forma de filmar é excelente, com flashbacks, sem uma linha cronológica. Com boas imagens, mudanças de câmara de 35mm para super8, a ilustrarem bem os sentimentos por trás da cara. E se pensarmos que são actores amadores, a coisa ainda ganha mais dimensão. E não vou acrescentar nada sobre a história do filme, que é mais giro ver sem saber (mas se quiserem mesmo muito saber, aqui fica o link para uma boa crónica)

Enjoy!

Sem comentários:

Enviar um comentário