...sobre os 3 filmes vistos este fim de semana. Três clássicos de três diferentes gerações, completamente diferentes (isto é um dos aspectos que mais contribuem para a maravilha do cinema - a diversidade): O meu Tio (Jacques Tati), Blade Runner (Ridley Scott) e Jungle Fever (Spike Lee).
Comecemos pelo mais antigo - O meu Tio, de 1958. Uma sátira às tecnologias, à sociedade dita moderna na altura e ao novo riquismo. É impressionante como é perfeitamente actual! Com poucos diálogos, mas com situações hilariantes e uma bonita relação entre o sr.Hulot e o seu sobrinho. Por alguma razão faz parte da história do cinema!
Blade Runner - Ficção científica a sério, de início anos 80, em plena era Reagan e da famosa "Guerra das Estrelas" (não o filme...). Como penso que é sobejamente conhecido de todos, vou apenas dar a minha perspectiva do filme - alguns planos interessantes, com jogos de fumo e luzes, no meio de uma escuridão reinante são para mim o forte do filme. Bom de ver, mas não delirante.
Jungle Fever - Estava em dívida para com o Spike Lee não ter visto este filme. A questão racial analisada, debatida e posta em cima da mesa como ela é na realidade. As perspectivas de cada lado e uma clara demonstração da estupidez reinante neste tema das raças. Um ano antes do pico da confrontação racial (impossível esquecer as imagens de Los Angeles incendiada, saqueada, espancada), este retrato da sociedade dá que pensar. Grandes diálogos!
Sem comentários:
Enviar um comentário