Parece que esta teoria já há muito que anda por aí, mas só agora chegou aos meus ouvidos, devido ao lançamento de um livro, de seu nome "Beyond Capricorn", de um tal de Peter Trickett. E a teoria é muito simples - os Portugueses foram os primeiros a chegar à Austrália, em 1522.
A prova estaria em mapas marítimos encontrados num baú de uma biblioteca de Los Angeles, nos Estados Unidos. Os mapas, desenhados à mão, descobertos pelo autor, mostram mais de cem locais nas costas da Austrália e da Nova Zelândia, com nomes em português, julga-se que são o resultado de uma excursão de 4 naus, enviada pelo na altura Rei D. Manuel. Para além disso foram também encontrados canhões portugueses afundados ao largo da Baía de Broome, na costa noroeste da Austrália. O estilo dos canhões mostra que são de construção portuguesa e que podem ser datados entre os anos de 1475 e 1525.
O motivo que terá levado ao secretismo desta missão prende-se com o facto de que essas terras seriam propriedade da coroa Espanhola, derivado do Tratado das Tordesilhas, e assim sendo a coroa portuguesa preferiu manter o silêncio sobre a descoberta. Passados alguns anos, em 1580, houve a fusão das coroas ibéricas, de onde nada transpareceu, e passado esse período (1640)Portugal já tinha perdido o fulgor de outros tempos, tanto ingleses como holandeses ameaçavam os domínios já conquistados e os esforços viraram-se para a defesa e exploração do Império da altura.
Tudo isto como comemoração de 1 ano em que este português colocou pela primeira vez os pés nesse imenso país que é a Austrália.
essa foto faz é para fazer inveja aos que ficam por cá... tá muito boa (escusado será dizer que o merito vai para a fotógrafa... é um jeito que está nos genes!)
ResponderEliminarbeijinhooo
DeeDee, a que fica por aqui